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Até quando sua verba de marketing cooperado vai ficar “na mesa”?

Mais de 5 bilhões de dólares: este é o valor estimado de verbas de co-marketing que são desperdiçadas a cada ano nos Estados Unidos, segundo a consultoria Borrell Associates – dinheiro disponibilizado pelo fabricante que deixa de ser utilizado por seus canais de distribuição.

Ainda que este não seja um dado do mercado brasileiro, sabemos que por aqui a situação não é diferente: não são pequenas as quantias que acabam “ficando na mesa”, mesmo em momentos como o atual, em que fabricantes e canais precisam acelerar e aumentar o volume de suas vendas. Mas, se o que os canais mais precisam é gerar demanda, por que ainda há tanta ineficiência na utilização destas verbas?

As verbas em geral são subutilizadas porque falta aos canais suporte no planejamento, na estruturação e na execução de campanhas. E, mesmo quando as verbas são utilizadas, nem sempre o são em atividades que geram retorno ou que sejam mensuráveis. Esta também é a realidade no seu ecossistema de canais?

Está na hora de exigir que o MDF (Marketing Development Fund) seja utilizado com melhor retorno sobre investimento.

Os profissionais de marketing precisam ter a vontade de encarar este desafio de frente, fornecendo soluções (e suporte de profissionais e agências especializados) que efetivamente permitam a transformação necessária. E os gestores de vendas devem ter a coragem de influenciar esta transformação, deixando de ser complacentes com a má utilização destes fundos.

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